sexta-feira, 29 de abril de 2011

Castille


  Com registros do século XVI, o sabão de Castille (Castela, região da Espanha), é um sabão feito exclusivamente com azeite de oliva. Recomendado para peles ultra-sensíveis, porém muitas vezes não agrada pelo "tipo" de espuma que produz, e por se tornar um tanto "pegajoso” conforme o uso.
Com o passar do tempo agregaram ao Castille outros óleos na tentativa de balancear sua fórmula, normalmente o óleo de coco, que auxilia na produção de barras mais consistentes e espuma mais abundante. Nestes casos outros nomes são dados, como Castille 70, dentre outros. Óleos essenciais e/ou infusão de ervas no azeite também passaram a ser utilizados, objetivando trazer mais propriedades benéficas ao sabão.
Para os puristas, porém, o Pure Castille é produzido somente com azeite de oliva e uma substância alcalina.
Como principal sub-produto do azeite, o ácido oléico é um regenerativo natural, hidratando a pele  e mantendo-a macia e suave. Auxilia na retenção da umidade natural do tecido dérmico enquanto nutre e proporciona proteção para todos os tipos de pele, especialmente secas e sensíveis. É não-oleoso e não comedogênico, o que significa que em nada restringe ou obstrui os poros.

Normalmente é o sabão produzido pelos "marinheiros de primeira viagem". Bem, não foi o meu caso...
Primeiro me aventurei com outra formulação e, um dia, caso tome coragem, compartilhe com vocês o total desastre que produzi... rs
Segue algumas fotos da minha primeira experiência com o Pure Castille (as duas primeiras, sem aroma e sem corantes) e o Castille 70 (as duas últimas, com 30% de óleo de coco, aroma cítrico, com uma pitadinha de ylang-ylang): 




2 comentários:

  1. Fábio tudo muito lindo, textos, fotos tudo....especialmente este adorei! Parece um waffer, é uma forma???bjus
    Ju Monteiro

    ResponderExcluir
  2. Brigado, Ju!
    Então, é uma vasilha antiiiiiga de tupperware, que nem me lembro mais se da mãe ou da vó, e usei cortadores para os formatos.
    Bj!

    ResponderExcluir