quarta-feira, 18 de maio de 2011

Hot Process

É um método de produção de sabão bastante parecido com o cold process até o momento do rastreamento ("ponto de mingau grosso" da mistura de lixívia e gordura). Com o cold, ao atingir o traço, acrescentamos alguns aditivos previamente escolhidos, enformamos, aguardamos o endurecimento, partimos a barra e colocamos o sabão para realizar a cura (completa saponificação e perda do excesso de água).
Com o Hot Process, assim que ocorre o rastreamento, aquecemos (forno, microondas, banho-maria) a mistura até atingir o que chamamos de fase gel (quando a massa enformada, no cold, atinge uma aparência translúcida e alta temperatura, completando o processo de saponificação).
Esperamos que resfrie um pouco e colocamos os aditivos. Depois, mesmo processo: enformar, endurecer, partir a barra e deixar curando.
O processo a quente (hot) torna-se interessante por podermos utilizar alguns aditivos que normalmente o cold rejeita, como aromas sintéticos e tinturas alcóolicas de plantas, aproveitando melhor algumas de suas propriedades.
E, embora tome-se como praxe que quanto mais velho o sabão, melhor ele se torna, o período de cura pode ser encurtado sensivelmente no hot process e podemos desfrutar, sem preocupacão e muito prazer, de um delicioso banho!

Hot Process - Algas Marinhas

Enriquecido com manteiga de karité e extrato glicólico de alecrim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário